Expressões algébricas são expressões matemáticas que apresentam letras e podem conter números, são também denominadas expressões literais. As letras constituem a parte variável das expressões, pois elas podem assumir qualquer valor numérico. No passado as letras foram pouco utilizadas na representação de números desconhecidos, atualmente as letras associadas a números constituem a base da álgebra e contribui de forma eficiente na resolução de várias situações matemáticas. Veja alguns exemplos de expressões algébricas:
2x – 5
3a + 2y
x² + 7x
5 + x – (5x – 2)
10y – 10x
a² – 2ab + b²
Monômios
Em matemática, um monômio é um termo que contém apenas o produto de constantes e variáveis.
Intuitivamente, expressões como 1, a, e são monômios, mas expressões como x + 1, , e não são.
Um polinômio é definido com a soma de monômios. Por exemplo, no polinômio 2 + 4x³ + 2x² - x que é composto de 4 monônios, o grau mais alto dentre os 4 monômios é 3, pois corresponde ao expoente mais alto dos componentes do polinômio que é o expoente do monômio (x³). Portanto, um simples número pode ser considerado um monômio. Quer dizer, para ser um monômio, o coeficiente tem que sempre estar ligado a uma parte literal, como 3xy, onde o 3 que é coeficiente, esta multiplicando com a parte literal xy. Muito facil esse negocio de monômios.
Polinômios
Em matemática, funções polinomiais ou polinômios são uma classe importante de funções simples e infinitamente diferenciáveis. Devido à natureza da sua estrutura, os polinómios são muito simples de se avaliar e por consequência são usados extensivamente em análise numérica. Então, para uma função ser considerada um polinômio, podemos pensar na possibilidade de somar os monômios, mas cuidado, para somar-mos os monômios, temos que saber se a parte literal é a mesma, pois partes literais diferentes não podem se somar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário